Agora Natal

O BLOG MOSTRA A ARTE DE CRIADORES DO RIO GRANDE DO NORTE E DE PROVÍNCIAS DO BRASIL E DO MUNDO. EM ESPECIAL ARTISTAS SEM MÍDIA FÁCIL OU QUE SOFREM BOICOTE.

Minha foto
Nome:
Local: Natal, RN, Brazil

Jornalista, produtor cultural.

terça-feira, novembro 21, 2006

Natal: escritores no largo da Rua Chile

Expoentes da literatura brasileira já confirmaram presença no Encontro Natalense de Escritores (ENE), que se realiza entre os dias 23 e 25 de novembro, no largo da rua Chile, numa promoção da Fundação Cultural Capitania das Artes. São estrelas do porte de Zuenir Ventura, Ignácio de Loyola Brandão, Affonso Romano de Sant’Anna, Murilo Melo Filho, Ruy Castro, Heloísa Seixas, Antônio Cícero, Nelson Mota e Villas-Boas Côrrea. Luís da Câmara Cascudo será homenageado no sábado, dia 25.
Como não poderia deixar de acontecer, convidados também estão escritores potiguares consagrados, que darão molho especial ao encontro, como Nei Leandro de Castro, Humberto Hermenegildo e Marize Castro, entre outros. Estarão discutindo a nova literatura que se faz no Rio Grande do Norte os "Jovens Escribas", grupo de escritores natalenses estreantes, mas já com atuação destacada no cenário da literatura potiguar.
O evento, inédito no Estado, baseia-se no sucesso a Flip - Festa Literária Internacional de Parati (RJ), que acontece no mês de agosto.
No caso da Flip, este ano a diretora de programação, Ruth Lanna, disse que a seleção manteve "um olho voltado para escritores de quem nunca se ouviu falar no Brasil". Muitos dos autores convidados tinham em comum o fato de serem considerados "periféricos" dentro do "mainstream". Ou seja, eram africanos, árabes, asiáticos etc. que vivem e produzem no eixo literário Estados Unidos/Europa.
Quanto à proposta do ENE, seus idealizadores querem proporcionar discussões com grandes escritores da literatura brasileira, dando oportunidade ao público formador de opinião natalense de debater com os escritores mais lidos do Brasil. Ao mesmo tempo, colocando Natal no circuito das cidades brasileiras que promovem eventos literários. O encontro pretende também promover uma discussão sobre as correntes literárias da atualidade.

1 Comments:

Blogger Capitão-Mor said...

Parabéns pelo blogue! Dificil encontrar páginas aqui da região...

6:02 PM  

Postar um comentário

<< Home

-->
Links
archives
http://celebridades.uol.com.br
http://gay.uol.com.br