Agora Natal

O BLOG MOSTRA A ARTE DE CRIADORES DO RIO GRANDE DO NORTE E DE PROVÍNCIAS DO BRASIL E DO MUNDO. EM ESPECIAL ARTISTAS SEM MÍDIA FÁCIL OU QUE SOFREM BOICOTE.

Minha foto
Nome:
Local: Natal, RN, Brazil

Jornalista, produtor cultural.

domingo, agosto 05, 2007

Assis Marinho: SOS de um artista

O que disse Vicente Vitoriano:
("Cores do sertão" - Texto publicado no Diário de Natal, Coluna Artes Plásticas, Caderno Muito, em 11.02.99.)
"Surpreendo-me em conversa com Assis Marinho, com a clareza com que ele consegue justapor suas experiências estéticas, vivenciais e artísticas numa espécie de filosofia que aponta mais nitidamente para um arraigado contato com as figuras humanas e a paisagem do sertão. Sua fala, especialmente ao descrever ou a planejar imagens, transborda uma poesia simples capaz de me fazer, além de "ver" o que ele elabora verbalmente, sentir calor e vento, sentir sede.
"De repente, como conseqüência de tal justaposição, vejo-me analisando os processos de realização das imagens seja com aquarela, com cera e pastel ou tinta a óleo. Acompanho o artista resolvendo no ar figuras coloridas sobre superfícies que ele também descreve como se preparam, sejam telas ou planos de papel; resolvendo deficiências que descobre nos materiais em função de concluir satisfatoriamente aquilo a que ele se dispõe. Assis transita por estas técnicas – de desenho, de pintura e preparação de suportes. Com elas, o artista multiplica imagens que ele tem recolhido na memória e as reencontra para reconstruir sua infância cheia de jogos e de folguedos, alguns deles já registrados por Di Cavalcanti ou, entre nós, por Socorro Evangelista e Dorian Gray." Foto: Assis Marinho e Plínio Sanderson, foto de Hugo Macedo.)

-->
Links
archives
http://celebridades.uol.com.br
http://gay.uol.com.br