Agora Natal

O BLOG MOSTRA A ARTE DE CRIADORES DO RIO GRANDE DO NORTE E DE PROVÍNCIAS DO BRASIL E DO MUNDO. EM ESPECIAL ARTISTAS SEM MÍDIA FÁCIL OU QUE SOFREM BOICOTE.

Minha foto
Nome:
Local: Natal, RN, Brazil

Jornalista, produtor cultural.

quinta-feira, novembro 02, 2006

Mostra Vidas na Tela abre FestNatal

Nascido em 1913 no Rio de Janeiro de família de classe média, Vinicius de Moraes foi testemunha e personagem de importantes transformações na cidade, e desenvolveu um dos percursos mais originais e fecundos da cena cultural brasileira do século XX. Formado em Direito, foi poeta erudito, diplomata, autor teatral e crítico de cinema até aproximar-se da música popular.
A montagem de um pocket-show em homenagem a Vinicius de Moraes por dois atores (Camila Morgado e Ricardo Blat) é o ponto de partida para reconstituição de uma trajetória sem paralelos no cenário cultural do país.
Inovador e transgressor, Vinicius ousou reunir, em 1956, a cultura erudita e popular na peça "Orfeu da Conceição" e foi também autor da sua adaptação para o cinema, "Orfeu do Carnaval", com direção de Marcel Camus, Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1959, e o Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro. A peça, encenada no Teatro Municipal, marcou o início da parceria com Antonio Carlos Jobim. Quando a dupla lançou "Chega de Saudade", em 1958, com acompanhamento ao violão por João Gilberto, estava fundada a Bossa Nova.
Avesso a rótulos e fórmulas, Vinicius desenvolveu vários estilos musicais, como os afro-sambas. Ao lado de parceiros como Carlos Lyra, Chico Buarque, Edu Lobo, Toquinho e Baden Powell, tornou-se um dos letristas mais populares do país. Sua "Garota de Ipanema", em parceria com Tom Jobim, é uma das músicas mais tocadas em todo o mundo, em todos os tempos. "Se Todos Fossem Iguais a Você", "Eu Sei que Vou Te Amar", "Eu Não Existo Sem Você", "Chega de Saudade", "Insensatez" ilustram a excelência de seu percurso. Como criador de letras de música e poemas, fez do cotidiano sua matéria prima alimentada pela eterna chama da paixão e busca da felicidade.
Mas a trajetória de Vinicius não se restringe a sua imensa vida artística. Sua vida pessoal, marcada por muitas paixões, nove casamentos e amizades duradouras, também é lembrada por raridades encontradas em arquivo, depoimentos de amigos (Chico, Caetano, Antônio Cândido) e familiares.

-->
Links
archives
http://celebridades.uol.com.br
http://gay.uol.com.br