Agora Natal

O BLOG MOSTRA A ARTE DE CRIADORES DO RIO GRANDE DO NORTE E DE PROVÍNCIAS DO BRASIL E DO MUNDO. EM ESPECIAL ARTISTAS SEM MÍDIA FÁCIL OU QUE SOFREM BOICOTE.

Minha foto
Nome:
Local: Natal, RN, Brazil

Jornalista, produtor cultural.

domingo, agosto 20, 2006

Escritores em botão...

Também na história das gerações,
são muitos os chamados e poucos
os escolhidos
Wilson Martins
Crítico literário

Matéria homogênea de autobiografia enquanto memória de uma geração, o romance de Salim Miguel, agora reeditado, data de 1987, recuperando mais uma daquelas generosas aventuras de escritores em botão procurando afirmar-se e reivindicar espaço na vida literária (A vida breve de Sezefredo das Neves, poeta, Rio: Record, 2005). Trata-se de vergôntea temporã do Modernismo de 1922 que, sob as espécies do Grupo Sul, floresceu em Florianópolis nas décadas de 1940/50 (Celestino Sachet. A literatura de Santa Catarina. Florianópolis: Lunardelli, 1979), tudo reconstituído a propósito dos papéis deixados pelo protagonista falecido e renascido nas referências do narrador, no caso Salim Miguel, um dos membros proeminentes do Grupo.
História em que, segundo outro poeta, os frutos não correspondem à promessa das flores: "Ainda ontem passou por mim uma das chamadas esperanças da nossa geração, em quem todos críamos. Um trapo. Mal o reconheci quando parou para falar comigo. Física e moralmente liquidado. Outro dia me telefonaram para dizer que outra promissora esperança intelectual sucumbira com um tiro na cabeça e um bilhete melancólico ... E quantos mais, quantos, se foram na voragem do tempo, deles nunca mais tivemos notícia, desistiram, sumiram, se perderam..." Sezefredo também desapareceu de circulação, morrendo como poeta, para misteriosamente ressurgir, anos depois, na figura do rico empresário S. Antero das Neves (suprema ironia!), cujo falecimento desencadeia o esforço para reconstituir-lhe a "verdadeira" personalidade, através dos manuscritos que deixou: "eu descobri alguns de nós nos escritos. Não é necessário uma profunda introspecção detetivesca para reconhecê-los. Tu estás lá – e lá estão outros que te são próximos. (...) E lá está a nossa cidade dos anos 1940/50. E nos perfis que dele tentamos, temos outro retrato de época". Foto.

-->
Links
archives
http://celebridades.uol.com.br
http://gay.uol.com.br