Agora Natal

O BLOG MOSTRA A ARTE DE CRIADORES DO RIO GRANDE DO NORTE E DE PROVÍNCIAS DO BRASIL E DO MUNDO. EM ESPECIAL ARTISTAS SEM MÍDIA FÁCIL OU QUE SOFREM BOICOTE.

Minha foto
Nome:
Local: Natal, RN, Brazil

Jornalista, produtor cultural.

domingo, agosto 20, 2006

Escritores em botão...

Muitos os chamados...

Querendo pertencer à igrejinha, Sezefredo das Neves não foi aceito, faltando-lhe submissão e complacência: "Volto a procurar o grupo de jovens intelectuais – serão isso mesmo ou por enquanto fingem-se de? Talvez faça amizade com alguns deles, uma amizade pra valer. Vejo que buscam saídas, se reúnem mais, perderam a empáfia, discutem literatura, cinema, teatro, artes plásticas, música, mulheres, a vida, o diabo. Bebem. Discutem. Brigam. Se reconciliam. Riem. Se agridem. Varam a noite se juntando e separando nos bares, nas praças. Zombam dos mais velhos. Os mais velhos já os identificam e desprezam. Criam áreas de atrito com os chamados ‘papas da literatura catarinense’ ".
Ele foi ou é o protótipo de todo o grupo, criado "lá por 1952/53 ..." figura para nós risível: "Um protótipo que o contivesse mas que por igual contivesse parcela do que de mais insatisfatório havia em nós, em todos os amigos e conhecidos, com nossas indecisões, nossas buscas, nossas imperfeições, nosso egoísmo, nossas incertezas, nossos sonhos, nossas esperanças, nossas frustrações. (...) Afinal me interrogo, Sezefredo das Neves, enquanto poeta, enquanto contista, enquanto memorialista, enquanto autor, enquanto figura física... não terá sido uma criação ficcional de todos nós ... uma projeção nossa? ". A devastadora ironia final está no duplo desenlace: por um lado, o poeta sublime, o gênio desconhecido, que troca tudo pela "vida prática" e, por outro, o grande escritor cujas obras não chegam a convencer no plano da qualidade, ele mesmo um impostor: "Caso de Sezefredo das Neves. Sejamos francos: poeta medíocre, contista nem razoável", segundo o veredito de Ody Fragra, personagem real e figura destacada do Grupo Sul. Também na história das gerações, são muitos os chamados e poucos os escolhidos. (Wilson Martins, Jornal do Brasil, Caderno Idéias, 18/MAR/2006. Foto.)

-->
Links
archives
http://celebridades.uol.com.br
http://gay.uol.com.br