30 obras da Mostra de Cinema
17. "Half Moon", de Bahman Ghobadi
Ghobadi é mais um dos grandes nomes do cinema iraniano. Esteve em Mostra anterior com os curiosos títulos "Tempo de Embebedar Cavalos" e "Tartarugas Podem Voar", que granjearam apreço de crítica e público. Volta novamente com "Half Moon", que foi triplamente premiado no recente Festival de San Sebastián: melhor filme e prêmios do júri para roteiro e fotografia. Seguindo uma linha característica do cinema iraniano, o "road movie", Ghobadi mostra, após a queda de Saddam Hussein, os percalços de um renomado músico curdo que ficou 35 anos sem poder tocar e que recebe autorização para empreender uma jornada pelo Iraque para realizar um concerto. (Humberto Pereira da Silva)
18. "Hamaca Paraguaya", de Paz Encina (Foto)
Filme que restabelece o cinema no Paraguai. O último longa em película rodado no país era de 1978. Além de suprir essa carência, a diretora Paz Encina abocanhou o prêmio da crítica no Festival de Cannes deste ano, na seção Um Certo Olhar. A história aborda o conflito entre Bolívia e Paraguai pela posse do Chaco. O filho de um casal de idosos é convocado para lutar na guerra. (Fernando Masini)
19. "Khadak", de Peter Brosens e Jessica Woodworth
Cineetnógrafo poético e humanista, sem travos de exotismo, o diretor de "O Estado Cão" foca sua lente transcendente em distantes naturezas da enigmática paisagem humana. (Carlos Adriano)
20. "As Leis de Família", de Daniel Burman
É um dos cineastas da nova geração argentina, revelado na série de curtas "Histórias Breves", no início dos anos 1990. Seu filme anterior, "O Abraço Partido", foi destaque da 28ª Mostra e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 2004. "As Leis de Família" trata das relações conflituosas e nebulosas entre pai e filho: dois advogados que tomam posições distintas diante do trabalho e da vida. O ponto de inflexão no filme ocorre com a morte do pai. (Humberto Pereira da Silva)
Ghobadi é mais um dos grandes nomes do cinema iraniano. Esteve em Mostra anterior com os curiosos títulos "Tempo de Embebedar Cavalos" e "Tartarugas Podem Voar", que granjearam apreço de crítica e público. Volta novamente com "Half Moon", que foi triplamente premiado no recente Festival de San Sebastián: melhor filme e prêmios do júri para roteiro e fotografia. Seguindo uma linha característica do cinema iraniano, o "road movie", Ghobadi mostra, após a queda de Saddam Hussein, os percalços de um renomado músico curdo que ficou 35 anos sem poder tocar e que recebe autorização para empreender uma jornada pelo Iraque para realizar um concerto. (Humberto Pereira da Silva)
18. "Hamaca Paraguaya", de Paz Encina (Foto)
Filme que restabelece o cinema no Paraguai. O último longa em película rodado no país era de 1978. Além de suprir essa carência, a diretora Paz Encina abocanhou o prêmio da crítica no Festival de Cannes deste ano, na seção Um Certo Olhar. A história aborda o conflito entre Bolívia e Paraguai pela posse do Chaco. O filho de um casal de idosos é convocado para lutar na guerra. (Fernando Masini)
19. "Khadak", de Peter Brosens e Jessica Woodworth
Cineetnógrafo poético e humanista, sem travos de exotismo, o diretor de "O Estado Cão" foca sua lente transcendente em distantes naturezas da enigmática paisagem humana. (Carlos Adriano)
20. "As Leis de Família", de Daniel Burman
É um dos cineastas da nova geração argentina, revelado na série de curtas "Histórias Breves", no início dos anos 1990. Seu filme anterior, "O Abraço Partido", foi destaque da 28ª Mostra e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim 2004. "As Leis de Família" trata das relações conflituosas e nebulosas entre pai e filho: dois advogados que tomam posições distintas diante do trabalho e da vida. O ponto de inflexão no filme ocorre com a morte do pai. (Humberto Pereira da Silva)
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