Agora Natal

O BLOG MOSTRA A ARTE DE CRIADORES DO RIO GRANDE DO NORTE E DE PROVÍNCIAS DO BRASIL E DO MUNDO. EM ESPECIAL ARTISTAS SEM MÍDIA FÁCIL OU QUE SOFREM BOICOTE.

Minha foto
Nome:
Local: Natal, RN, Brazil

Jornalista, produtor cultural.

domingo, outubro 22, 2006

30 obras da Mostra de Cinema

26. "Still Life", de Jia Zhang-ke
O descendente chinês de Antonioni relê "Deserto Vermelho" sob a ótica do mal-estar que os burocratas de seu país chamam de modernidade. (Cássio Starling Carlos)
Jia Zhang-ke é um jovem cineasta chinês, cultuado em festivais por mostrar as mudanças econômicas e comportamentais durante a abertura do regime. Seu primeiro longa-metragem, "Xiao Wu", foi proibido na China. O diretor teve também complicações com a censura para filmar "Plataforma", seu segundo trabalho, sobre uma trupe teatral mambembe. Na Mostra do ano passado, Jia Zhang-ke foi agraciado com o prêmio da crítica por "O Mundo". "Still Life" fala sobre o deslocamento de moradores ameaçados por uma inundação. Na Mostra, o público poderá conferir também "Dong", o último filme do diretor. (Fernando Masini)
"Still Life" ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza deste ano. O filme trata de tema recorrente na história do cinema, mas que não perde a importância. A velha cidade de Fengjie está prestes a ser inundada pela água de uma barragem hidroelétrica, embora a construção da nova vizinhança ainda não esteja concluída. Há coisas a serem salvas, e outras que devem ser deixadas para trás. O filme acompanha pessoas deslocadas no mundo e que perderam as suas referências. (Humberto Pereira da Silva)
27. "O Sol", de Aleksandr Sokúrov
Sokurov encerra sua trilogia sobre o poder com um retrato de Hirohito, o imperador do reino do sol que vive na mais cósmica solidão. (Cássio Starling Carlos)
Como seus vídeos são melhores que os seus filmes, o diretor de "Mãe e Filho" fica mais criativo quando contamina a película de procedimentos digitais de distorção e abstração. (Carlos Adriano)
Cineasta russo fortemente influenciado por Andrei Tarkovski, somente a partir de 1986, com a reforma democrática do país, o público pôde assistir às suas criações. Em 2002, a 26ª Mostra promoveu uma retrospectiva completa de sua obra. "O Sol" é o novo filme de uma trilogia que começou com "Moloch", sobre Adolf Hitler, e teve seqüência em "Taurus", a respeito do líder da Revolução Russa, Vladimir Lênin. (Humberto Pereira da Silva)
28. "Volver", de Pedro Almodóvar
De novo, o universo feminino faz parte de um enredo mirabolante carregado de reviravoltas melodramáticas. O que é notório é o talento de Almodóvar em arrancar de Penélope Cruz um encanto raras vezes visto no semblante da atriz. Mérito do diretor. Ela faz o papel de Raimunda, uma mulher batalhadora que se vira como pode para sobreviver em Madri. (Fernando Masini)

-->
Links
archives
http://celebridades.uol.com.br
http://gay.uol.com.br